Portal da EMEF Vila Monte Cristo

Portal da EMEF Vila Monte Cristo
Sítio da Escola

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALUNOS DA ESCOLA VISITAM ALDEIA CHARRUA

Com o objetivo de conhecer indígenas da etnia Charrua Choni Polidoro Ania Sepe existente em Porto Alegre, os alunos de B23 e B24 do turno da tarde, nas disciplinas de Estudos Sociais e Educação Ambiental realizaram vivências na aldeia Polidoro, situada na estrada São Caetano. Acompanharam os alunos as professoras Inajara, Aline e Célia.

Veja alguns registros dessa vivência


A área da aldeia contempla uma floresta recortada pelas águas de um dos braços do Arroio do Salso. Em uma trilha na mata os charrua mostraram aos visitantes  a terra com plantas usadas pela aldeia, butiazeiros, bananeira do mato, figueiras e outras espécies de arbustos e árvores.

Durante a visita, os charrua falaram de seus saberes sobre suas roças, a criação animal, o uso de plantas na  medicina tradicional e ofereceram degustação de pão típico, assado em buraco na terra envolto em folha de bananeira. Além disso  alunos e professores participaram de uma oficina de pintura de camisetas com grafismos do povo charrua.
....

18 comentários:

  1. Essa foi uma vivência enriquecedora tanto para os alunos, que nunca tinham visitado uma aldeia, como para nós professores, pois tivemos a oportunidade de conhecer outra cultura, seus costumes e modo de conviver com a natureza.

    Aline da Rosa

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante o passeio, a oficina foi maravilhosa e a caminhada também só não gostei do pão dee milho mais tudo bem.

    Beijos, tchau

    ResponderExcluir
  3. a aldeia palidora é legal, é maneira.

    ResponderExcluir
  4. VISITA A ALDEIA CHARRUA
    Eu gostei muito de la ghostaria de ir denovo
    Adorei me pintar e fazer a trilha mais eu queria pintar as camisetas mais eu esqueci de trazer:)
    é muito bonitio lugar gostei muito que eles falaram de algumas plantas e tambem vi os artesanatos(correntes)
    comi o pão de milho e brinquei as unicas coisas queeu ñ gostei foi as mutucas:) o resto foi nota 10000

    ResponderExcluir
  5. EU ACHEI QUE FOI MUITO LEGAL APRENDER UM POUCO SOBRE A ALDEIA POLIDORO

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do passeio porque conheci muita coisa nova: uma cacica, muitos animais e amigos e fomos muito bem recebidos .

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTEI MUITO DE IR À ALDEIA POLIDORO CONHECER OS CHARUUAS. CAMINHEI NO MATO COM ELES. MACHUQUEI-ME BASTANTE COM OS ESPINHOS. COMVERSEI COM OS CHARRUAS E APRENDI SOBRE A CULTURA DELES.
    NICOLAS

    ResponderExcluir
  8. Passeio
    Nós fomos na Aldeia Polidoro numa sexta-feira para visitaros indígena charruas.Até fizemos uma passiata na mata, encontramos varias plantas de todos os tipos, vimos muitos animais os cavalos e as cabras tambem fomos muito bem recebidos pelos indios Charruas, comemos o pão sagrado deles mas o que eu não gostei foi das mutucas.Tirando isso o passeio foi ótimo...

    ResponderExcluir
  9. Passeio
    A aldeia polidoro é uma aldeia muito
    legal,eu adorei o passeio , fomos muito
    bem recebidos pelos charruas. Os bichos
    são muito legais adorei a nossa caminhada
    nas trilhas da aldeia. Na aldeia eu aprendi
    varios nomes de plantas,alguns que eu nem
    sabia que esistiam.Aprendi a conviver com pesoas diverentes como os Charruas..
    O passeio foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do passeio porque foi muito interessante e muito legal aprendi muitas coisas legais gostei tanboem dos animais, da trilha na mata.

    ResponderExcluir
  11. O passeio foi muito legal e enteresante a gente passeio pela mata

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz uma trilha na mata com os indios charruas.e eu gostei do pão deles e de tudo mais

    ResponderExcluir
  13. O passeio foi muito divertido eu vi os
    índios montando nos cavalos que nem eram
    domados e tanbem eles nos ajudaram a
    pintar uma camiseta branca efisemos uma
    trilha.

    ResponderExcluir
  14. Agente estava esperando o ônibus na fente da escola e deu um problema mais demorou e chega ônibus e depois chegando lá o chefe da a u deia charrua nos recebeu no caminho para conhecer os otros e tinha uma aranha morta e todos se asustaram, conhecendo os otros indios fizeram uma pintura no rosto com uma planta o urucum e não podia negar, as meninas tinham que pintar a boca com a semente e os meninos não.Depois de pintar famos para uma trilha na mata, vimos plantas enportantes para os indios para comer, fazer chá, vimos pelos de macacos que passaram ali. Comemos pão de milho que os charrua fizeram, fomos ver o cavalo e famos embora.

    ResponderExcluir
  15. Eu de novo :) não consegui resistir as belas fotos do passeio foi muito legal não gostei das mutucas elas eram horriveis e elas gostavam de preto e eu estava de preto e foi horrivel !!! mais mesmo assim eu adorei.Aprendemos um monte de nomes das plantas isso foi uma alegria para os colegas que nunca foram para uma aldeia como eu :). encontramos uma aranha aquelas bem peludas e todo mundo se assustou!! Vimos pelos de macacos um ganso incrivel que seguia seu amigo cachorro que pena que a minha amiga Nicoly não fez o comentario então faço ele de novo para dedicar a minha amiga Nicoly e minha amiga Vitória que saiu da escola (não acredito a Monte Cristo é ótima) Mais como eu disse foi muito bom!!!


    Bianca

    ResponderExcluir
  16. GOSTEI DO PASSEIO. A PARTE MAIS LEGAL FOI A TRILHA NA MATA. SÓ NAO LEVEI A CAMISETA.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  17. PESSOAL! EU ESTAVA LENDO OS COMENTÁRIOS DE VOCÊS, FIQUEI MUITO FELIZ E COM A CERTEZA DE QUE TODOS APROVEITARAM ESTA OPORTUNIDADE. O PASSEIO FOI MUITO LEGAL, TODOS NÓS APRENDEMOS BASTANTE, VOCÊS SE COMPORTARAM MUITO BEM. FOI MUITO LEGAL MAIS ESTE MOMENTO DE CONVIVÊNCIA COM VOCÊS. ADOREI! VAMOS PLANEJAR MAIS ALGUMAS AVENTURAS DE APRENDIZAGEM.

    BEIJO. PROFESSORA INAJARA

    ResponderExcluir
  18. Esqueci de dizer que as carinhas pintadas com urucum ficaram mais lindas ainda. he,he

    ResponderExcluir